A Reinvenção das Distribuidoras Audiovisuais
O mercado de trabalho e suas tendências estão sempre em constante transformação. Ultimamente muito tem se falado sobre a morte do intermediário. Tradicionalmente uma empresa produz um produto e este é distribuído e vendido por uma segunda empresa para o consumidor final. No ramo do audiovisual, a morte do intermediário, significaria o fim dos distribuidores. O que soa um tanto quanto alarmista. Todavia a aceleração digital proporcionada pela pandemia forçou as distribuidoras e as produtoras de conteúdo audiovisual a uma reinvenção. E buscando isso lemos a matéria do Observatório Itaú “Impactos gerados pela Covid-19 aceleram mudanças que estavam em curso no setor audiovisual”.
Empresas como a Disney resolveram se tornar também distribuidoras. As plataformas de streaming se tornaram uma alternativa para uma distribuição extremamente abrangente. O que faz sentido se pensarmos que durante a Pandemia o consumo de streaming nos Estados Unidos cresceu 85%, segundo a Nielsen, enquanto as salas de cinema enfrentaram a sua maior crise da história, o que fez a Cinemark demitiu cerca de 17 mil funcionários e a AMG demitiu 26 mil. Sem falar nas distribuidoras que se viram impedidas de fazer o meio de campo entre as produtoras e as distribuidoras. E quando o filme “Trolls 2” estreou no streaming como VOD Premium, custando o aluguel de 19,90 dólares por dois dias e em três semanas faturou 100 milhões de dólares, os executivos de Hollywood devem ter coçado suas barbas. Já que este é um bom número até mesmo se comparado com a estreia do primeiro filme da franquia nas salas de cinema, que faturou 98 milhões de dólares em duas semanas. Enquanto isso, as distribuidoras devem ter respirado fundo com a necessidade de se reinventar.
Segundo Silva Cruz, dona da distribuidora Vitrine Filmes, alega: “a distribuição, na minha visão, não vai encolher. Aqueles que continuarem no mercado vão expandir a sua forma de atuação” e ainda ressalta que a distribuição deverá se tornar mais especializada, se aproximando da ideia de curadoria. E talvez este impacto seja sentido principalmente nas produtoras e distribuidoras menores, uma vez que as salas de cinema sempre precisaram de blockbuster para se pagarem. Todavia o destino dos grandes títulos parecem nublados agora. Talvez estreias multi-plataforma se tornem comuns, talvez outro modelo apareça. Não há como ter certeza. “ Nesse novo cenário, os filmes independentes, que já ficavam espremidos no circuito dominado pelos blockbusters, devem ter ainda mais dificuldades. Cabe lembrar que cerca de 20 megaproduções anuais – muitas delas franquias – é que fazem a roda da indústria girar”
As plataformas de streaming ainda não foram reguladas no mercado brasileiro, muitas coisas ainda são incertas. Todavia já existem produtoras e distribuidoras vendendo catálogos inteiros de 10, 20 anos. E sempre fora função das distribuidoras pensar e executar a melhor estratégia para vida útil dos filmes e atualmente essa estratégia ganhou novos níveis de complexidade tanto para filmes independentes e blockbuster. E será preciso inovar nos novos modelos de negócio e experiências de consumo, como Silvia ressalta: "Acredito que uma tendência são as salas localizadas em centros culturais, em museus, em espaços que têm outras possibilidades para se manter que não apenas a bilheteria. No Brasil, ainda são poucos os lugares assim. Mas, na Europa, eles são comuns. Esses espaços pagam para o distribuidor um valor fixo, ou seja, não vinculado à renda do filme. A exibição nesses espaços comporta debates e filmes longos, que não cabem no circuito comercial”.
novidades no blog da container
Cai o índice de diversidade em Hollywood em 2022
Cai o índice de diversidade em Hollywood em 2022
As universidades de San Diego e da Cali...
Speed watching, o perigo da nova tendência no streaming
Speed watching, o perigo da nova tendência no streaming
Houveram diversas tendências cria...
Pesquisa mostra aumento do consumo de streaming diante de crise no cinema
Pesquisa mostra aumento do consumo de streaming diante de crise no cinema
Segundo a pesquisa realizada pela consultoria PwC em 2021, a queda da receita do cinema brasileiro durante a pandemia contribui...
O Poder Da Representatividade Preta em Cifras
O Poder Da Representatividade Preta em Cifras
A Nielsen publicou um estudo chamado “Seeing and believing meeting Black audience demand for representation that matters&...
assine a newslatter da container
E acompanhe de perto novidades!