blog

Pesquisa mostra aumento do consumo de streaming diante de crise no cinema

Publicado em: 10/02/2023

Segundo a pesquisa realizada pela consultoria PwC em 2021, a queda da receita do cinema brasileiro durante a pandemia contribuiu significativamente para o aumento do consumo de vídeos OTT (que incluem serviços de streaming), em razão da comodidade oferecida pelas plataformas. 

O estudo traz previsões para os próximos cinco anos, englobando 53 países e 14 segmentos - entre eles, internet, publicidade de jornais e revistas, TV por assinatura, livros, cinema e vídeo de OTT.

No Brasil, a redução no setor de mídia e entretenimento foi de 6% em relação ao ano de 2019. O país caiu do 9° lugar para o 11°, de acordo com a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025, com uma queda de 86% na receita do cinema.  Já o consumo de OTT cresceu 29,4%. A facilidade e comodidade oferecida pelos serviços de streaming, além da rapidez em disponibilizar títulos recém estreados, conquistaram os consumidores. 

Vários distribuidores apostaram no streaming como forma de ganhar dinheiro ou atrair novos assinantes para suas plataformas. Um exemplo disso é a Warner, que lançou seus filmes simultaneamente nos cinemas e na HBO Max, e a Disney, que colocou suas estreias nas salas e no streaming, com custo adicional. 

A perspectiva, segundo a pesquisa, é otimista para o setor de mídia e entretenimento. O cinema é o segmento que mais deve crescer, com cerca de 40% ao ano. O vídeo OTT continuará subindo cerca de 13% ao ano, aumentando cada vez mais a adesão ao streaming. 

assine a newslatter da container

E acompanhe de perto novidades!