Consumo em Casa de Streamings no Mobile
A pesquisa “Latin America Video Streaming Behavior Survey” de 2021 é uma fonte inestimável para pensarmos o consumo de conteúdo no nosso setor. Afinal de contas os números são exatos e sempre apontam para onde devemos olhar. Todavia devemos interpretá-los em busca da consolidação de teorias para novas estratégias de atuação.
Dentre os muitos dados apresentados na pesquisa, esses nos chamaram mais a atenção: 90% dos latinos-americanos reproduzem vídeos pelo mobile, enquanto apenas 70% e 65% também consideram, respectivamente, utilizar as televisões e os computadores para assistir aos seus vídeos. Olhar isoladamente esses dados pode nos levar a pensar que o motivo de utilizarmos mais o celular é por estarmos fora de casa, mas isso seria um engano. A mesma pesquisa aponta que 93% dos entrevistados reproduzem esses vídeos em casa, enquanto apenas 24% também reproduzem vídeos quando estão fora de casa. Ou seja, mesmo no conforto de suas casas uma parcela considerável dos entrevistados não considera a possibilidade de assistir vídeos em um dispositivo que não seja o seu celular.
Quando olhamos para dados precisamos ter em mente que eles não representam informações em si, tão pouco conhecimento ou insight. Se pegarmos como exemplo a trajetória financeira da BlackBerry veremos o aumento de seus lucros ano após ano até que de repente eles entraram em queda livre. Culminando em 2017 na saída da empresa do ramo de fabricação de celulares( https://www.statista.com/chart/9982/blackberry-revenue/ ). O que houve foi que embora os números crescessem, os clientes estavam insatisfeitos com as pequenas teclas do BlackBerry e a tecnologia touch da Apple aos poucos deixava de ser tendência e passava a ser realidade. A lição que essa trajetória deixou foi que não basta olhar para os nossos números para termos uma noção palpável da realidade dos consumidores, temos que olhar ao redor. Devemos nos perguntar sempre quais as dores dos clientes e como podemos oferecer uma solução. Com isso em mente destacamos os seguintes números da pesquisa:
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58% acreditam que re-buffering é a experiência de streaming mais frustrante
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83% esperam que um serviço de streaming ofereça a funcionalidade de download
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70% pagariam a mais pela opção de download dos conteúdos.
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70% dos latino-americanos não se sentem representados em anúncios
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59% acreditam que a repetição de anúncio é a experiência mais frustrante
Ao analisar esses números conseguimos entender porque 70% dos entrevistados pagariam a mais para poder realizar os download de seus vídeos. Esse simples ato é capaz de evitar os anúncios desinteressantes e os re-buffering. Afinal o Brasil hoje tem a terceira melhor internet móvel da américa latina, mas é apenas a 76ª no ranking mundial (https://www.speedtest.net/global-index). Talvez isso também explique porque assistimos tão pouco fora de casa. De qualquer forma o consumidor parece buscar um momento de lazer, sem interrupções e com muita comodidade. E é nossa função ajudá-lo, assim como inovar nas maneiras como as marcas podem e devem participar desse momento.
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