Impactos da Pandemia na Economia Criativa e Retomada
Todos os setores são afetados pela pandemia, grandes eventos globais sempre mudam os rumos da economia e trazem à tona novas tendências. Foi assim após as revoluções industriais, as grandes navegações, as guerras mundiais e está sendo assim com a Covid-19. Embora muito se fale sobre os benefícios da aceleração tecnológica promovida por diversas empresas é preciso olhar para o ecossistema como um todo. Função muito bem desempenhada pela Fundação Getúlio Vargas no "Relatório sobre os Impactos Econômicos da Covid-19: Economia Criativa” que trouxe números bem interessantes referentes a Junho do ano passado, ao mesmo tempo em que alguns projetos como RS Criativo dão respostas positivas.
Vamos voltar um pouco no tempo, em 2019 dados da Firjan apontaram que a Economia Criativa gerava 837 mil vagas formais de emprego no Brasil. E em pesquisa realizada pelo DEE, no mesmo ano, constatou que 130 mil empregos no Estado do Rio Grande do Sul eram fornecidos pela Economia Criativa. Ultrapassando segmentos como o da indústria calçadista e automobilística no estado. Neste cenário pré-pandemia, surgiu o projeto RS Criativo. Todavia, como todos bem sabemos, bons planos requerem tempo e em Março de 2020 a Covid-19 se alastrou do Oiapoque ao Chuí. E em junho de 2020 enxergamos um estrago na nossa economia, criativa ou não.
Esperava-se, em 2020, um ano animador para a economia criativa. Todavia, dentre os entrevistados pela FGV, 50% alegaram que tiveram seus projetos por iniciar suspensos e 42% tiveram eles cancelados. Agora é importante ressaltar que a capacidade de endividamento de uma empresa é parte da sua vida, principalmente quando falamos de investimentos em novos empreendimentos e projetos. Criar dívidas toda a empresa cria, o problema é não pagar as dívidas. 40,8% das empresas entrevistadas alegaram ter dívidas em aberto e 20% delas estavam com seus compromissos em atraso. Mesmo assim as empresas seguiram a sua busca por crédito. Afinal 35,1% indicou que procurou por empréstimos, mas apenas 4,6% conseguiram a aprovação. O que não surpreende tanto, uma vez que a maioria das empresas de economia criativa são pequenas e médias.
E como quem leva um soco de um boxeador profissional a retomada do setor tende a ser lenta e motivada em um primeiro momento por consumo de tecnologia, streamings e games. Estima-se que a perda no setor em 2020 e 2021 chegue a 69,2 bilhões de reais. E nesses momentos é preciso ter planos para que o setor volte a crescer, tanto para a grande empresa como para o MEI.
No fim deste mês de Julho o programa RS Criativo, do governo gaúcho, completou 2 anos e capacitou 6 mil profissionais para atuarem na Economia Criativa com cursos gratuitos para diversas atuações no mercado de trabalho. Inclusive o escritor deste texto fez dois ou três cursos no programa. Hoje, apesar do encolhimento, a economia criativa representa 4% do PIB dos gaúchos. A coordenadora do programa, Carolina Biberg, ressalta: "Plantamos uma sementinha, e sua rega e cuidado rendem frutos diversos e importantes ao Rio Grande do Sul”, enquanto isso o Governador Eduardo Leite parece orgulhoso e promete que o RS Criativo seguirá recebendo incentivo e suporte.
Da mesma forma diversos editais a partir da Lei Aldir Blanc deram resultados para pequenas e médias empresas no Brasil todo. O processo de retomada é gradual e se dará através de diversas iniciativas de longo, médio e curto prazo. Todavia algumas previsões feitas pela FGV em 2020 já se concretizaram, houve um crescimento no setor de tecnologia, vivemos um verdadeiro boom do streamings e o consumo de games disparou como vimos em diversas outras matérias deste blog. A Economia Criativa respira e pega fôlego para correr nos próximos anos.
novidades no blog da container
Cai o índice de diversidade em Hollywood em 2022
Cai o índice de diversidade em Hollywood em 2022
As universidades de San Diego e da Cali...
Speed watching, o perigo da nova tendência no streaming
Speed watching, o perigo da nova tendência no streaming
Houveram diversas tendências cria...
Pesquisa mostra aumento do consumo de streaming diante de crise no cinema
Pesquisa mostra aumento do consumo de streaming diante de crise no cinema
Segundo a pesquisa realizada pela consultoria PwC em 2021, a queda da receita do cinema brasileiro durante a pandemia contribui...
O Poder Da Representatividade Preta em Cifras
O Poder Da Representatividade Preta em Cifras
A Nielsen publicou um estudo chamado “Seeing and believing meeting Black audience demand for representation that matters&...
assine a newslatter da container
E acompanhe de perto novidades!