Smart TVs ajudam a Aumentar Assinaturas de Plataformas de Streaming
Um ecossistema próspero é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de um setor. Uma plataforma de streaming, por exemplo, precisa de devices qualificados, conexão banda larga de qualidade e da produção de conteúdos de entretenimento a todo o vapor. No fim, o importante é que o consumidor tenha a melhor experiência possível. É o que faz ele manter a sua assinatura e até o convence a investir mais e mais no aperfeiçoamento de sua experiência. Na busca por uma melhor compreensão da relação das infraestruturas adequadas com o serviço de streaming reunimos informações das matérias ¨ Getting Ahead of the Curve in CTV Advertising¨ e ¨ CTV Has Expanded the Commercial Opportunities in the TV Landscape¨ da Nielsen, além da matéria ¨Um ano depois do início da pandemia, plataformas de streaming contabilizam ganhos¨ da Forbes e a pesquisa ¨Guia de Vídeo Digital, Streaming e TV Conectada¨ da IAB.
Uma prática comum quando estamos pensando em nosso ecossistema é observarmos a experiência internacional e compará-la com indícios do nosso mercado local. Nenhuma análise será exata, mas os indicativos e resultados nos dizem para onde olhar. Em pesquisa realizada pela Nielsen relata-se que quase 142 milhões de adultos estadunidenses são impactados semanalmente por CTVs e no primeiro trimestre de 2021 nos EUA 25% do tempo de uso dos televisores foi dedicado ao consumo de plataformas de streaming de vídeo. Em uma correlação entre CTVs e plataformas de streaming realizada pela pesquisa Statista na Europa constatou-se que 50% do público de CTVs do continente assistia plataformas de streaming diariamente por esses devices durante o ano passado. Um outro ponto interessante de frisar é que, nessa mesma pesquisa, gigantes como Netflix, Hulu, Amazon Prime e Disney foram responsáveis ​​por apenas 12% desse total. Enquanto isso, segundo relatório da Motion Pictures Association registrou-se um aumento de 26% nas assinaturas de plataformas de streaming no mundo todo, totalizando 1,1 bilhão de contas ativas.
Embora os Estados Unidos e a Europa tenham, em média, uma conexão banda larga mais rápida e estável que o Brasil, que ocupa 44ª posição do ranking da conexão banda larga (https://www.speedtest.net/global-index), a popularização das CTVs é semelhante. O que já demonstra um amadurecimento do ecossistema brasileiro. Em pesquisa realizada pela Smartclip em parceria com a Nielsen registrou-se que 32% dos entrevistados tinham SmartTVs em 2015 e em 2019 este número saltou para 89%. No mesmo período, a Smart TV decolou como a principal TV nos lares brasileiros, indo de 22% em 2016 para 45% em 2019. Todavia o número de assinantes da TV paga caiu de 19,7 milhões em 2014 para 14,9 milhões em 2020. Enquanto as plataformas de streaming no Brasil alcançaram a marca de 39,4 milhões de assinantes em 2020. E segundo a pesquisa “Streaming de Vídeo” da Opinion Box cerca de 50% dos entrevistados dizem usar SmartTVs para consumir vídeos OTTs.
Uma coisa puxa a outra. Se tenho a assinatura de uma boa plataforma, eu quero uma conexão de banda larga melhor e quero os melhores devices para aproveitar ao máximo os meus conteúdos favoritos. As correlações entre esses produtos e serviços acabam constituindo o próspero ecossistema em que nos encontramos. Ainda com muitos desafios a serem superados e, portanto, ainda por muito a crescer. Devemos continuar buscando a integração com as áreas do ecossistema para buscar soluções e novas possibilidades para o consumidor final.
Fontes:
https://www.nielsen.com/us/en/insights/article/2021/getting-ahead-of-the-curve-in-ctv-advertising/
novidades no blog da container
Cai o índice de diversidade em Hollywood em 2022
Cai o índice de diversidade em Hollywood em 2022
As universidades de San Diego e da Cali...
Speed watching, o perigo da nova tendência no streaming
Speed watching, o perigo da nova tendência no streaming
Houveram diversas tendências cria...
Pesquisa mostra aumento do consumo de streaming diante de crise no cinema
Pesquisa mostra aumento do consumo de streaming diante de crise no cinema
Segundo a pesquisa realizada pela consultoria PwC em 2021, a queda da receita do cinema brasileiro durante a pandemia contribui...
O Poder Da Representatividade Preta em Cifras
O Poder Da Representatividade Preta em Cifras
A Nielsen publicou um estudo chamado “Seeing and believing meeting Black audience demand for representation that matters&...
assine a newslatter da container
E acompanhe de perto novidades!