blog

Smart TVs ajudam a Aumentar Assinaturas de Plataformas de Streaming

Publicado em: 30/09/2022

Um ecossistema próspero é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de um setor. Uma plataforma de streaming, por exemplo, precisa de devices qualificados, conexão banda larga de qualidade e da produção de conteúdos de entretenimento a todo o vapor. No fim, o importante é que o consumidor tenha a melhor experiência possível. É o que faz ele manter a sua assinatura e até o convence a investir mais e mais no aperfeiçoamento de sua experiência. Na busca por uma melhor compreensão da relação das infraestruturas adequadas com o serviço de streaming reunimos informações das matérias ¨ Getting Ahead of the Curve in CTV Advertising¨ e ¨ CTV Has Expanded the Commercial Opportunities in the TV Landscape¨ da Nielsen, além da matéria ¨Um ano depois do início da pandemia, plataformas de streaming contabilizam ganhos¨ da Forbes e a pesquisa ¨Guia de Vídeo Digital, Streaming e TV Conectada¨  da IAB.

 

Uma prática comum quando estamos pensando em nosso ecossistema é observarmos a experiência internacional e compará-la com indícios do nosso mercado local. Nenhuma análise será exata, mas os indicativos e resultados nos dizem para onde olhar. Em pesquisa realizada pela Nielsen relata-se que quase 142 milhões de adultos estadunidenses são impactados semanalmente por CTVs e no primeiro trimestre de 2021 nos EUA 25% do tempo de uso dos televisores foi dedicado ao consumo de plataformas de streaming de vídeo.  Em uma correlação entre CTVs e plataformas de streaming realizada pela pesquisa Statista na Europa constatou-se que 50% do público de CTVs do continente assistia plataformas de streaming diariamente por esses devices durante o ano passado. Um outro ponto interessante de frisar é que, nessa mesma pesquisa, gigantes como Netflix, Hulu, Amazon Prime e Disney foram responsáveis ​​por apenas 12% desse total. Enquanto isso, segundo relatório da Motion Pictures Association registrou-se um aumento de 26% nas assinaturas de plataformas de streaming no mundo todo, totalizando 1,1 bilhão de contas ativas.

 

Embora os Estados Unidos e a Europa tenham, em média, uma conexão banda larga mais rápida e estável que o Brasil, que ocupa 44ª posição do ranking da conexão banda larga (https://www.speedtest.net/global-index), a popularização das CTVs é semelhante. O que já demonstra um amadurecimento do ecossistema brasileiro. Em pesquisa realizada pela Smartclip em parceria com a Nielsen registrou-se que 32% dos entrevistados tinham SmartTVs em 2015 e em 2019 este número saltou para 89%. No mesmo período, a Smart TV decolou como a principal TV nos lares brasileiros, indo de 22% em 2016 para 45% em 2019. Todavia o número de assinantes da TV paga caiu de 19,7 milhões em 2014 para 14,9 milhões em 2020. Enquanto as plataformas de streaming no Brasil alcançaram a marca de 39,4 milhões de assinantes em 2020. E segundo a pesquisa “Streaming de Vídeo” da  Opinion Box cerca de 50% dos entrevistados dizem usar SmartTVs para consumir vídeos OTTs.

 

Uma coisa puxa a outra. Se tenho a assinatura de uma boa plataforma, eu quero uma conexão de banda larga melhor e quero os melhores devices para aproveitar ao máximo os meus conteúdos favoritos. As correlações entre esses produtos e serviços acabam constituindo o próspero ecossistema em que nos encontramos. Ainda com muitos desafios a serem superados e, portanto, ainda por muito a crescer. Devemos continuar buscando a integração com as áreas do ecossistema para buscar soluções e novas possibilidades para o consumidor final.

 

Fontes: 

https://iabbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/IAB-BRASIL_GUIA-DE-VIDEO-DIGITAL-STREAMING-E-CTV_V6.pdf

https://forbes.com.br/forbes-money/2021/03/um-ano-depois-do-inicio-da-pandemia-plataformas-de-streaming-contabilizam-ganhos/

https://www.nielsen.com/us/en/insights/article/2021/getting-ahead-of-the-curve-in-ctv-advertising/

https://www.nielsen.com/us/en/insights/article/2021/ctv-has-expanded-the-commercial-opportunities-in-the-tv-landscape/

assine a newslatter da container

E acompanhe de perto novidades!