blog

A Revolução dos Podcasts já Aconteceu

Publicado em: 27/09/2021

É importante sabermos diferenciar uma tendência de uma realidade de mercado. Há algum tempo começamos a acreditar que podcasts deixaram de ser uma curiosidade das novas gerações e passou a ser da realidade de várias gerações. E os números apresentados nas matérias “the US podcasting market: the new frontier” e “nas ondas do áudio” parecem reforçar as nossas crenças.

De 2015 até 2020 a taxa de penetração de ouvintes regulares de podcasts quase dobrou nos Estados Unidos, atingindo 41% da população. Embora o crescimento tenha aumentado de fato em 2018 com a criação de programas nativos, ao invés de programas oriundos de meios tradicionais. Sucessos estrondosos como The Joe Rogan Experience que apresenta números extraordinários com mais de 180 milhões de downloads. E apenas em 2020 esse mercado gerou mais de 800 milhões de dólares em receitas de publicidade. Sem falar que o Spotify gerou quase oito vezes mais receita com podcasts em 2020 do que em 2018. E claro, o crescimento espantoso desse mercado já movimenta aquisições de plataformas na casa dos bilhões de dólares e uma crescente rivalidade entre SiriusXM e Spotify.

A Associação Brasileira de Podcasters estima que hoje cerca de 34 milhões de brasileiros sejam ouvintes regulares de podcasts. O gosto pelo conteúdo de áudio do brasileiro já é quase centenário e duradouro, uma vez que 3 a cada 5 entrevistados pelo estudo Inside Rádio 2020 escutam rádio diariamente em uma média diária de 4 horas 41 minutos. Porém 9% escutam a rádio online e 16% o fazem conectados a internet. Acreditamos que os sinais para o crescimento dos podcasts estão cada vez mais claros. Agora cabe a todos nós analisar as experiências internacionais e compará-las com o ambiente do nosso mercado para que possamos caminhar na direção certa!

assine a newslatter da container

E acompanhe de perto novidades!